top of page
Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
Procure por Tags

Projeto de extensão PRODUÇÃO MIDIÁTICA EM CIÊNCIAS DA TERRA COM ÊNFASE NO MAR


Mais uma investida em projeto de extensão junto ao Departamento de Ciências do Mar em 2016. Tal projeto consiste no desenvolvimento de atividades acadêmicas de extensão de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, caraterizadas pela produção midiática no suporte às atividades de ensino de ciências da Terra, com ênfase no Mar.

São atividades extensionistas envolvendo produção, intercâmbio de informações, visitações técnicas e registros fotográficos acompanhados de filmagens em campo de aspectos morfodinâmicos do nosso planeta, com desdobramentos na geração de material didático marcado pela vivência com fenômenos naturais, antropogênicos e a sociedade local na Ilha Comprida, litoral sul do estado de São Paulo. Viabilizará indiretamente a relação transformadora entre a universidade pública e a sociedade, na perspectiva interdisciplinar com concentração nos seguintes temas que se associam às ciências da Terra: Geologia (processos), Cartografia (mapeamento digital), Oceanografia (clima de ondas e correntes litorâneas), Meteorologia (vento e marés), Climatologia (média climática em observações acumuladas em séries históricas), Astronomia (marés lunissolares) e Geomorfologia Costeira e Marinha (morfodinâmica praial).

No que se refere às Ciências Sociais Aplicadas os temas são: território usado (espaço geográfico usado pela população); memória social (a significação e ressignificação da população sobre o espaço usado - litoral); abordagem social (contato com a população local, levando o conhecimento produzido pelo grupo; conceitos e interpretações sobre o espaço e o lugar praticado; captura de narrativa de história de vida aplicado à paisagem transformada). Esse projeto também refere-se ao atendimento ao público durante as atividades de campo a serem realizadas no período de dois anos nas visitas técnicas em praias arenosas na Ilha Comprida/SP.

O projeto prevê:

#a- Indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino, com propósitos que permitem a formação técnica e cidadã do estudante do curso de Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia com ênfase em Ciências do Mar (BICTMar) da UNIFESP; #b- Interdisciplinaridade, que já é uma marca forte do curso BICTMar onde há disciplinas das Ciências Exatas e da Terra; #c- Impacto na formação do estudante, uma vez que o projeto promove o domínio de conhecimentos contemporâneos que extrapolam as Unidades Curriculares do curso BICTMar, nas áreas das Ciências da Terra, e que serão considerados formalmente como atividades complementares no Projeto Político Pedagógico (PPP) do referido curso; #d- Geração de produtos envolvendo fotografias, vídeos, folders, banners, slides, textos didáticos e publicações.

Essa proposta não está vinculada a programa de extensão, trata-se de um projeto isolado. Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Atmosféricas; e Engenharia/Tecnologia.

Alguns resultados preliminares (créditos: Rafael de Carvalho Marchesin):

bottom of page