TREINAMENTO_BÁSICO_DE_OPERAÇÃO_COM_DRONE

OBS: A Pinacoteca Benedicto Calixto, em solidariedade às vítimas dos deslizamentos ocorridos na região, solicita aos participantes nos eventos (“Cartografias e Representações do Mundo” e “Treinamento Básico de Operação com Drone”) que façam doação de alimentos não perecíveis que serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Santos/SP.

Lista de inscritos por ordem de chegada (sendo atualizada sistematicamente).

Número de vagas = 60 (sessenta).

 

Descrição:

Evento que traz a temática de uso de drone/vant em projetos técnicos em geral, com apresentação dos requisitos de operação, sua aplicabilidade e seus avanços em mapeamentos digitais por meio de imagens sensoriais.

Conteúdo (TREINAMENTO BÁSICO DE OPERAÇÃO COM DRONE, carga horária de 3h):

...

Trata-se de um primeiro contato de 3h de duração com iniciantes no assunto. É uma oportunidade preparatória para um curso outro com carga horária de 30h (MAPEAMENTO COSTEIRO E ANÁLISE GEOGRÁFICA DO LITORAL COM DRONES: UMA ALTERNATIVA PARA GESTÃO), que tinha sido desenhado para 2019, e não foi realizado, com o seguinte CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (síntese):

  • Apresentação dos drones (e vants), sua origem e aspectos de sua evolução tecnológica.

  • Tipos de drones, especificações técnicas e suas aplicações: para recreação e no suporte à série de projetos institucionais.

  • Tipologia de câmaras fotográficas.

  • Legislação e normas que regulam os sobrevoos e manejo de drones em território nacional (Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA/FAB/Departamento de Defesa/Governo Federal Brasileiro).

  • Controle e operações práticas com drones.

  • Limitações dos drones em projetos técnicos de geração de imagens panorâmicas aéreas.

  • Georreferenciamento para imagens de drones.

  • Processamento de imagens obtidas por drones.

  • Situações de risco.

  • Inspeções e perícias com drones.

  • Aplicações em gestão territorial e ambiental

  • Drones como ferramentas de geração de imagens aéreas para análises geográficas do litoral.

  • Apresentação do impacto dos drones sobre mapeamentos costeiros.

  • Demandas contemporâneas de uso de drones em aplicações relativas à determinação de configuração espacial de ambientes costeiros, com foco em paisagens e cenários no litoral.

Esse outro curso está sendo programado para 2020 (carga horária 30h):

MAPEAMENTO COSTEIRO E ANÁLISE GEOGRÁFICA DO LITORAL COM DRONES: UMA ALTERNATIVA PARA GESTÃO

https://gilbertounifesp.wixsite.com/drone

 

 

 

Quem somos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Anderson Targino da Silva Ferreira

Professor de Geociências com ênfase em geotecnologias. Pós-Doutorado em Recursos Minerais e Hidrogeologia do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (RMH-IGc-USP). Doutor em Geodinâmica e Geofísica. Mestre em Geodinâmica e Geofísica. Graduado em Geografia. Formação Técnica em Geologia e Mineração. Participei como Coordenador/Pesquisador em projetos ambientais com a UFRN/FUNPEC/PETROBRAS, bem como na Fundação de Estudos do Mar. Como Analista Ambiental, integrei o Núcleo de Estudos Técnicos de Alta Complexidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN. Como Professor do Mestrado Acadêmico em Ambiental Geoambiental da Universidade Guarulhos, tenho ministrado aulas sobre Geotecnologias (stricto sensu e graduação). Também sou Pesquisador de Pós-Doutorado no IGc-USP. Por fim, possuo vinte e quatro artigos publicados e/ou aceitos em revistas internacionais e nacionais, quatro capítulos de livros e quarenta e seis publicações em eventos científicos. Meu trabalho concentra-se em análises em SIG, levantamentos GNSS e ARP, além de modelagem digital de superfícies (geomorfometria) e sensoriamento remoto multiespectral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro

Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: "Análise espacial integrada de ambientes costeiros e oceânicos" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8521289629361066) - Professor na UNIFESP/Campus Baixada Santista (SP), Instituto do Mar, Departamento de Ciências do Mar, na área de "Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica", com data da posse 21/11/2013. Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2005), Mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná/UFPR (1989), Especialista em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2007) e Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1985). Coordenador de projetos de pesquisa financiados pela FAPERJ. Professor Adjunto da UERJ - Departamento de Engenharia Cartográfica - Faculdade de Engenharia, de 01/09/2001 a 21/11/2013, e Professor Associado da UFF - Departamento de Análise Geoambiental - Instituto de Geociências, de 08/04/1992 a 21/11/2013. Analista Especializado do Departamento de Geodésia da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 15/07/1987 a 08/04/1992. Credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação/Geomática da Faculdade de Engenharia da UERJ, de 2009 a 2013 (www.geomatica.eng.uerj.br/gilberto). Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ (2010 e 2012). Consultor de projetos de 2011 a 2013 da empresa "GlobalGeo Geotecnologias" (www.globalgeo.com.br). Coordenador de pesquisas desde 2003 envolvendo mapeamento costeiro em zonas de erosão marinha (www.atafona.uerj.br). Tem experiências acumuladas na área de Geociências, com ênfase em Engenharia Cartográfica e Geologia, atuando principalmente com os seguintes temas: Cartografia Digital, Geodésia, Geoprocessamento, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sistema de Posicionamento Global (GPS), Sensoriamento Remoto, Geografia Física, Geologia do Quaternário Continental e Costeiro, Erosão e Progradação em Ambiente Costeiro, Oceanografia Geológica e Astronomia de Posição. Avaliador de Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior / BASis / SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/Ministério da Educação. Coordenador na UERJ do "Laboratório de Computação Aplicada à Cartografia - LCAC" de 2005 a 2013. Chefe do Departamento de Engenharia Cartográfica da UERJ, pro tempore desde 28/04/2008, e eleito de 16/12/2008 a 15/12/2010. Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação/Geomática - UERJ, a partir de 27/05/2009. Membro Titular do Conselho Consultivo do Centro Cultural de Ciências da Natureza Luiz Cruls (Brasília-DF). 

Contatos: (13) 99777-8337, projetos.extensao.gilberto@unifesp.br

© 2020 por G. P. Ribeiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now